Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aplicativo facilita pedido de socorro das mulheres vítimas de violência

Publicação:

20141020152856img_1380___red.jpg
. - Foto: Caroline Tatsch/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - Defensoras Legais Populares, Promotoras Legais Populares e representantes do Centro de Referência em Direitos Humanos (CDRH) da Defensoria Pública participaram, na quinta-feira (16), de uma palestra sobre o aplicativo PLP 2.0. O projeto, vencedor do Desafio Social Google 2013, foi desenvolvido para auxiliar no combate à violência doméstica. A tecnologia, apresentada pela Organização Não-Governamental (ONG) Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos, foi desenvolvida para smartphones, em parceria com o Instituto Geledés, de São Paulo.

A representante da Themis, Lívia de Souza, explicou que o PLP 2.0 poderá ser instalado em smartphone com sistema Android e será conectado à rede de proteção. “Uma vez acionado, o dispositivo emitirá um alerta aos órgãos previamente cadastrados, que receberão o comunicado para fazer o atendimento”, disse Lívia. De acordo com informações da Themis, o sistema pode contribuir para a redução de homicídios femininos no Brasil.

A Dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Defensora Pública Lísia Tabajara, afirmou que “o programa tem a funcionalidade de gravar vídeos e áudios, o que pode ser utilizado como prova". 

Texto: Cátia Chagas/ Ascom DPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul