Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fórum discute os direitos dos idosos em Canoas

Publicação:

20141024134605img_7371_red.jpg
. - Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura de Canoas

Canoas (RS) - Violência doméstica e familiar, abuso financeiro e crimes contra as pessoas da terceira idade foram os temas discutidos, nesta quinta-feira (23), durante o 2° Fórum Metropolitano de Prevenção à Violência contra o Idoso, realizado em Canoas. O objetivo foi debater a violação dos direitos básicos da população idosa e promover a reflexão sobre as ações que devem ser executadas no âmbito familiar e social e, assim, proporcionar melhora na qualidade de vida dessa população. O evento contou com a participação da Defensoria Pública.
A Defensora Pública Camilla Safe Maier Hage, que atua nos Núcleos Comunitários dos bairros Guajuviras e Mathias Velho do município, participou do painel da violência doméstica e familiar. Segundo a ela, o encontro foi bastante produtivo. "O foco do encontro foi fomentar a educação em direitos e a articulação de redes. Levar ao conhecimento de todos os direitos da população idosa é essencial para o alcance dos objetivos traçados pelo nosso Estatuto do Idoso. Isto possibilita, acima de tudo, o exercício pleno da cidadania", disse a Dra. Camilla.
Ela ressaltou ainda o artigo 10 da Lei 10741/03, que aduz que é dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de todo tratamento desumano, violento ou vexatório. "A violência contra o idoso não se resume àquela física, mas também pode ser de ordem sexual, psicológica, moral.Em muitos casos, o idoso é o provedor do lar, a família depende dele financeiramente, e ele acaba sendo vítima de abuso financeiro, que também é uma forma de violência, assim o são as situações de abandono familiar, quando é a família que não lhe presta a devida assistência", declarou.
O Fórum fez parte dos eventos que ocorrem em comemoração ao Mês do Idoso. O evento teve dois momentos, pela manhã foi tratado o tema da violência e desentendimento familiar e abuso financeiro. Na parte da tarde foram discutidos os crimes contra os idosos.

Texto: Cátia Chagas/ Ascom DPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul