Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

I Semana da Diversidade debate direitos humanos e respeito às diferenças na ESPM

Publicação:

20141027182639progdiversidade.jpg
Veja a programação da I Semana da Diversidade - Foto: .

Porto Alegre (RS) – O diálogo como ferramenta de transformação social é a ideia da I Semana da Diversidade, que começa nesta segunda-feira (27) e vai até o dia 30 de outubro, no Auditório do prédio C da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com uma programação de palestras e debates sobre direitos das mulheres, direito à moradia, diversidade sexual e de gênero, o evento é promovido pelo grupo Coletivo Identidades, formado por alunos da ESPM, com apoio da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul.

A I Semana da Diversidade tem a ideia de debater a democracia, o respeito às diferenças e a consciência cidadã dentro do campus da ESPM, por meio do debate e reflexão sobre diversos temas atuais. Entre os assuntos que serão abordados estão: a luta pelo direito das mulheres, diversidade sexual e de gênero, racismo e cidadania. A Semana tem a correalização do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Defensoria Pública e do Centro de Estudos (Cecadep).

Segundo a Dirigente do Núcleo de Direitos Humanos (NUDDH) e Coordenadora do CRDH, Defensora Pública Alessandra Quines, a origem do evento surgiu a partir da solução extrajudicial de uma demanda de violação de direitos humanos levada por alunos da ESPM ao CRDH. “Após reuniões com a diretoria da escola e o grupo de alunos, todos concordamos com a necessidade da aproximação do debate de direitos humanos com o ambiente acadêmico, como forma de superar o conflito. Para nós, o evento que hoje inicia e, ainda, a capacitação dos professores da ESPM prevista para janeiro de 2015, consolida o exercício das funções institucionais de promoção de direitos humanos e solução extrajudicial dos litígios”, afirma Alessandra.

Veja a programação em anexo.

 

Texto: Caroline Tatsch/Ascom DPERS - com informações da ESPM

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul