Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria faz inspeção na Associação de Catadores de Vacaria

Publicação:

20141030111236governo_bahia.jpg
. - Foto: Divulgação/GovernoBA

Vacaria (RS) - Após receber denúncias sobre violação de direitos de trabalhadores, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDDH) da Defensoria Pública fez uma inspeção na sede da Associação de Catadores e Catadoras dos Campos da Cima da Serra, em Vacaria, na sexta-feira (17). A visita ocorreu por deliberação do NUDDH, por meio do Procedimento de Apuração de Dano Coletivo (Padac). O local é utilizado, desde janeiro, por aproximadamente 20 famílias que vivem da reciclagem de resíduos.

A Subdirigente em exercício do NUDDH, Defensora Pública Luciane Trindade, e a Defensora Pública Angelita Maders, que fizeram a inspeção no local, explicam que o objetivo da ação foi verificar quais os problemas enfrentados pelos catadores. A questão mais preocupante é o fornecimento de água e energia elétrica, que foi interrompido. Sem energia elétrica, os trabalhadores não podem utilizar a prensa de materiais, o que acarreta em prejuízo financeiro.

Luciane conta que a área pertence à União e estava cedida por concessão a uma empresa de transporte ferroviário. “Havia também um pedido de usucapião da terra, mas o processo agora está na Justiça Federal”, afirma Luciane. Após a inspeção do NUDDH, a Defensoria Pública de Vacaria enviou ofício para Corsan e RGE solicitando o fornecimento de água e luz no local.

Texto: Cristiane Pastorini/Ascom DPERS

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul