Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselho Estadual das Cidades elabora documento para o próximo governo

Publicação:

20141218165349dsc_0012__red.jpg
. - Foto: Cátia Chagas/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - O Conselho Estadual das Cidades (Concidades), no qual a Defensoria Pública ocupa uma vaga, deliberou na tarde desta quarta-feira (17), durante a Plenária, na Assembleia Legislativa, um documento com reivindicações e também esclarecimentos sobre as atividades do Conselho em 2014, que será encaminhado ao próximo Governo do Estado. Além disso, foram criados dois grupos de trabalho, o de Mediação dos Conflitos, que terá como titular a Defensora Pública Adriana Schefer do Nascimento, Conselheira do Concidades; e a comissão que representará o Conselho ao novo Secretário de Habitação.

De acordo com Adriana, a reunião atingiu os objetivos. "Foi possível concluir e aprovar o documento que será encaminhado ao novo governo; fazer uma reflexão sobre as dificuldades que o Concidades enfrentou em 2014, como a falta de quórum em alguns encontros, o acesso aos projetos que estavam em desenvolvimento pelo governo, a dificuldade de balizar as discussões no Plano Estadual de Interesse Social (PEHIS)", ponderou a Conselheira.

Para o vice-presidente do Conselho, Getúlio Vargas Júnior, a preocupação neste momento é com o processo de transição do atual para o próximo governo, para que se dê continuidade ao Concidades, com o objetivo de manter os compromissos com as políticas públicas. "Precisamos manter a sociedade mobilizada, encaminhar esse documento ao novo governo e seguir o debate sobre o desenvolvimento urbano e o fortalecimento do Conselho", disse.

O Conselho Estadual das Cidades tem 25 membros titulares e 25 suplentes, compostos pelos segmentos Poder Público, movimentos populares, entidades profissionais, empresários, ONG’s e trabalhadores.


Texto: Cátia Chagas/ Ascom DPERS


Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul