Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tratamento com Canabidiol é solicitado a paciente de Santa Maria

Publicação:

20150219172712canabidiol.jpg
. - Foto: Divulgação

Santa Maria (RS) - Uma ação ajuizada pela Defensoria Pública de Santa Maria nesta quinta-feira (19) pretende garantir o fornecimento pelo Estado da substância Canabidiol para o tratamento de uma menina de três anos que sofre de crises de epilepsia. O composto, extraído da maconha, teve o uso medicinal no Brasil recentemente aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O caso é possivelmente o primeiro desse tipo no Rio Grande do Sul. A Defensora Pública Tamara Flôres Agostini, signatária da peça processual, relatou que desconhece ação solicitando fornecimento de Canabidiol no Estado.

O medicamento está sendo usado no tratamento da criança, moradora de Santa Maria, portadora da Síndrome de West, um tipo de epilepsia que causa espasmos e convulsões. Ela começou a utilizar o remédio em novembro do ano passado, quando o pai, o militar Inácio Bittencourt, conseguiu autorização da Anvisa para importar o produto dos Estados Unidos.

"Desde o início do tratamento com o Canabidiol, a menina apresentou melhoras significativas que não foram alcançadas com outros medicamentos", disse Tamara. As crises convulsivas eram diárias e cessaram com o uso do remédio. A evolução neurológica e psicomotora estão registradas em laudos de fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e neuropediatra, anexados ao processo. A ação visa provimento judicial favorável para que o Estado forneça o Canabidiol ou custeie o tratamento, em torno de R$ 1 mil mensais. 

 

Texto: Cristiane Pastorini/Ascom DPERS
Defensoria Pública do RS
Assessoria de Comunicação
http://www.defensoria.rs.gov.br/
Twitter: @_defensoriaRS
Facebook.com/defensoriars

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul