Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Audiência pública debate a defesa de religiões de matriz africana

Publicação:

20150326173251img_7833_red.jpg
Audiência pública debate a defesa de religiões de matriz africana - Foto: Glenio Paiva/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - A Dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos(NUDDH), Defensora Pública Alessandra Quines Cruz, participou na noite desta terça-feira (24), no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente para debater a defesa da liberdade das religiões de matriz africana.

Na oportunidade, vários representantes de religiões de matriz africana criticaram o projeto de lei 21/2015, de autoria da deputada Regina Becker (PDT), que revoga a Lei 12.131/04, que alterou o Código Estadual de Proteção aos Animais e respaldou o sacrifício de animais em cultos e liturgias religiosas.

De acordo coma Defensora Pública, "a fundamentação do projeto envolve a reprodução de uma lógica etnocêntrica na qual as religiões de matriz africana são associadas a saberes subalternos, passíveis de 'evolução'. Cabe aos movimentos sociais e às instituições de defesa dos direitos humanos, como nós, combatermos esse tipo de discriminação, que atinge, sobretudo, a população negra".

 

Texto: Glenio Paiva/Ascom DPERS

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul