Defensor Público recebe título de Cidadão Honorário de Santo Ângelo

2015042410582513__entrega_de_titulo_foto_fernando_gomes.jpg
Defensor Público Waldemar Menchik Júnior (centro) recebeu título de Cidadão Honorário. - Foto: Fernando Gomes/Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

Santo Ângelo (RS) - A Câmara de Vereadores de Santo Ângelo concedeu, na noite da última quinta-feira (23), o título de Cidadão Honorário ao Defensor Público Waldemar Menchik Júnior. A solenidade atendeu ao Decreto Legislativo de autoria do vereador Everaldo de Oliveira, que justificou a iniciativa destacando a relevância dos serviços prestados e a postura de cidadão participativo, consciente e prestativo que Waldemar demonstra.

Durante o ato, que contou com a presença de familiares, amigos e colegas de ofício do Defensor Público, o edil fez questão de ressaltar alguns dos fatos que marcaram a trajetória profissional e pessoal de Waldemar. Dentre eles, destacou o caso das famílias residentes dos bairros São João e Santo Antônio, às margens da ERS 344.

"Foi por meio da participação ativa e eficiente do nosso Defensor Público que conseguimos evitar que famílias fossem despejadas de seus lares. Muitas foram as mobilizações para que uma solução fosse encontrada e em todas elas contamos com o apoio e conhecimento jurídico deste cidadão que exerce com muita dedicação sua função pública", reiterou Everaldo.

Outra causa ajuizada pelo homenageado e ressaltada pelo edil diz respeito à ação, de repercussão estadual, que teve por objetivo garantir o transporte escolar para filhos de agricultores. O processo, além de ajudar a solucionar o impasse que se instalava, fez com que os municípios da comarca de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Vitória das Missões, São Miguel das Missões e Eugênio de Castro, fossem ressarcidos pelo Estado.

Por meio de um discurso emocionante, Waldemar agradeceu a honraria concedida, frisando, especialmente, a importância de sua família e o comprometimento com a profissão. A solenidade contou com a presença de autoridades civis, políticas e militares e foi consolidada com a entrega de pergaminho ao homenageado.

Waldemar Menchik Júnior

Waldemar Menchik Júnior iniciou sua carreira como defensor público na comarca de Caxias do Sul, em novembro do ano 2000, após ter alcançado o 12º lugar no concurso estadual para o provimento do cargo. Nesses 14 anos de carreira, Menchik exerceu a função nas cidades de Estrela, Viamão e Santo Ângelo, onde permanece até hoje.

Mesmo sendo natural da cidade de Guarani das Missões, o Defensor Público sempre esteve ligado ao município de Santo Ângelo. Completou seus estudos na Escola Estadual Missões e, posteriormente, ingressou na faculdade de Direito do IESA.

Além de advogar, Menchik foi eleito vereador pelo município de Guarani das Missões em 1988. Atualmente responde pelo cargo de Dirigente-Chefe do Escritório local da Defensoria Pública, instituição jurídica eleita de maior confiança do Rio Grande do Sul.

Na Comarca de Santo Ângelo, Waldemar já atuou na 1ª e 2ª Varas Criminais, na Vara da Infância e Juventude e 3ª Vara Cível, disponibilizando seu tempo e trabalho, para auxiliar entidades de caráter social, não só nas questões processuais.

Texto: Ana Lunardi/Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo

Defensoria Pública do RS