Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aplicativo

app dpe
Aplicativo DPE

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS) lançou, no dia 2 de setembro, o seu aplicativo móvel gratuito. A novidade é pioneira entre as instituições do País e será mais um instrumento de acesso à orientação jurídica e de promoção dos direitos da população vulnerável. A iniciativa partiu da necessidade de adequação aos novos meios digitais que estão presentes na atualidade e criar um novo mecanismo para que as pessoas possam conhecer melhor os serviços da instituição e descobrir, de forma prática e rápida, como procurar ajuda.

É necessário levar ao conhecimento da população do Estado, por meio de diferentes canais e atividades de comunicação, as atribuições e as esferas de atuação da Defensoria Pública, para que se possa ampliar a atuação da instituição junto à parcela da população que desconhece seus direitos e as formas de acesso à justiça. O amplo acesso a celulares, hoje em dia, faz com que ele seja um instrumento de fácil comunicação e viável para muitas famílias, mesmo as de baixa renda.

Além disso, atualmente, o acesso à internet por planos de dados ou wi-fi está cada vez mais disseminado e acessível a cidadãos de todas as classes sociais.

Por meio de pesquisas, constatou-se a viabilidade e o uso de celulares e smartphones pelo público-alvo da Defensoria Pública. Segundo dados do Google/Data Popular, a classe C representa 54% dos brasileiros online, sendo que este número tende a crescer.

Com cores e diagramação simples e clara, o usuário do aplicativo descobrirá as principais funções da Defensoria e encontrará a comarca mais próxima de onde estiver no momento, por meio do GPS. O aplicativo, além de ser leve e ocupar pouco espaço no celular ou smartphone, possibilita o acesso a boa parte das suas funcionalidades de forma offline, ou seja, sem necessidade de conexão com a internet.

O projeto do aplicativo continua em desenvolvimento. Em uma futura atualização, sem data de lançamento, haverá ainda mais recursos com maior poder de interatividade. O aplicativo será aprimorado ao longo de seu desenvolvimento, para trazer novidades e tornar-se um instrumento de comunicação rápida e fácil para os assistidos. 

Funcionalidades do aplicativo

Com uma interface móvel e uma busca textual, o aplicativo conta com as principais funcionalidades de acesso ao site da Defensoria Pública, como endereço das Defensorias, telefones para contato, áreas de atendimento e serviços úteis. 

Além de facilitar a busca pela Defensoria Pública mais próxima, por meio de GPS e mapas, o aplicativo também traz as últimas notícias da instituição. Além disso, o usuário também pode conhecer as formas de entrar em contato com a Ouvidoria e com o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH).

Com o objetivo de alcançar todos os tipos de assistidos, como imigrantes, existe a possibilidade de acesso aos principais menus em inglês e em espanhol.

Baixe aqui.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul