Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defensoria Pública ajuíza Ação Civil Pública pedindo suspensão do aumento do preço da passagem de ônibus em Santa Maria

Publicação:

20140410163821ruschel.jpg
. - Foto: Miguelito Medeiros/Ascom DPERS

Santa Maria (RS) - O Defensor Público Juliano Ruschel, titular da 9a. Defensoria Pública em Santa Maria, ajuizou na tarde desta quarta-feira (9), Ação Civil Pública (ACP) pedindo a suspensão do aumento da tarifa do transporte coletivo no âmbito do município. A tarifa sofreu reajuste de R$ 2,45 para R$ 2,60 no final do mês de fevereiro.

A ACP, protocolada às 13h30 no Fórum de Santa Maria, pede a suspensão do reajuste até que sejam detalhados e pormenorizados todos os itens que compõem a planilha de custos das empresas de transporte coletivo da cidade. Segundo Ruschel, a ação também leva em conta previsão legal, de texto da década de 1970, que trata do poder aquisitivo como fator a ser considerado para a composição do cálculo tarifário.

O Dirigente do Núcleo de Defesa do Consumidor e de Tutelas Coletivas (Nudecontu), Defensor Público Juliano Viali dos Santos, destacou a autonomia do agente para o encaminhamento de iniciativas como a ACP. "O Núcleo está hoje em Santa Maria, acompanhando o ajuizamento da ação, também para reafirmar a autonomia do Defensor Público que a patrocina", disse Viali.

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul