Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Curso prepara Defensores para atuação em situações de crise

Publicação:

20140913171625img_5339__1024x683_.jpg
Defensores tiveram aula prática de tiro - Foto: Cristiane Pastorini/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) - Preparar os Defensores Públicos para enfrentar situações de risco foi o objetivo do I Seminário de Gerenciamento de crise e mediação de conflitos e I Treinamento de tiro policial, nesta sexta (12) e sábado (13), organizado pela Defensoria Pública do Estado. Em uma parceria com a Brigada Militar, os agentes receberam orientações para enfrentar estes casos com segurança. 

O Seminário foi ministrado pelo Major Francisco Lannes Vieira, um dos principais especialistas da Brigada Militar em gerenciamento de crises. Na programação estavam conceitos de crise, alternativas táticas, além de fundamentos do tiro policial e prática de tiros. O Major citou ocorrências com reféns e conflitos em unidades prisionais como exemplos de situações nas quais a presença do Defensor Público é fundamental. “Nossa intenção aqui, enquanto Instituição, é formar a maior parceira possível”, destacou Vieira. 

O Defensor Público Assessor Institucional Paulo André Carrard destacou que a mediação de conflitos é atribuição da carreira e o treinamento dará mais qualificação ao trabalho. “É mais uma capacitação, um repasse de conhecimentos. A intervenção do Defensor Público pode ajudar na solução do problema e conhecer as estratégias é importante para garantir a segurança de todos os envolvidos”, disse. 

Esta primeira edição do Seminário teve 23 Defensores Públicos inscritos. Um novo evento será realizado, em data a ser definida.

Texto: Cristiane Pastorini/Ascom DPERS

 

Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul