CRDH participa do seminário sobre Direitos Humanos

20140919171556img_6005___red.jpg
. - Foto: Cátia Chagas/Ascom DPERS

Porto Alegre (RS) – O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Defensoria Pública foi um dos convidados a participar na tarde desta sexta-feira (19), do Seminário Direitos Humanos – Fortalecendo a Rede de Referência, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), dentro da programação oficial do Mês do Idoso. O objetivo do seminário foi de apresentaros centros de referências que têm o foco neste tema, assim como mostrar os trabalhos realizados por eles.

A Dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem), Defensoria Pública Lísia Mostardeiro Velasco Tabejara,representou o CRDH no evento e na ocasião, palestrou sobre a criação e o funcionamento do Centro. Para exemplificar os tipos de atendimentos realizados, relatou uma situação de violência contra a mulher em que o CRDH atuou: uma senhora já com medida protetiva, queria estender esta medida aos filhos porque o pai usava as crianças para se aproximar dela, utilizando de ameaças tais como, se ela não fosse até ele, ele mataria os filhos. Segundo Lísia, “foi possível estender a medida aos filhos, tirar ela e as crianças da cidade por uns tempos até que o marido fosse preso, já que havia descumprido a medida várias vezes. E isso foi conseguido por meio das redes, pois conseguimos pra ela o aluguel social, acompanhamento do Cras, entre outros encaminhamentos”, contou a Defensora.

Além do CRDH,participaram do Seminário,o Centro de Referência em Direitos Humanos- Avesol; Centro de Direitos da Pessoa idosa – SJDH/RS; Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – CRAM/PMPA; Centro de Referência às Vítimas de Violência/PMPA-CRVV, Comissão de Defesa do Consumidor dos Direitos Humanos da Câmara Municipal.

Texto: Cátia Chagas/Ascom DPERS