Defensor público-geral acompanha outorga da Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral ao ministro Benedito Gonçalves

Nilton e Benedito posam para foto.
O DPGE, Nilton Leonel Arnecke Maria acompanhou a solenidade de outorga. - Foto: Francielle Caetano - ASCOM DPE/RS
Por Pedro Costa - ASCOM DPE/RS *Com informações do TSE

Porto Alegre (RS) – O defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria, acompanhou a solenidade de outorga da Medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves.

A honraria é a mais alta distinção concedida pela Justiça Eleitoral do Estado. A cerimônia aconteceu na tarde de sexta-feira (12), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS).

Ministro do STJ desde agosto de 2008, Benedito Gonçalves ocupou o cargo de ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral entre os anos de 2022-23. Responsável relatar ações referentes ao pleito nacional de 2022, o magistrado proferiu votos decisivos para condenações à inelegibilidade por abuso de poder e fraude à cota de gênero.

Bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio (UFRJ), é mestre em Direito e tem especialização em Direito Processual Civil. Gonçalves ingressou na magistratura em 1988, como juiz federal titular da Vara Única de Santa Maria, da Seção Judiciária do RS. Em 1998, tomou posse como juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, com sede na capital fluminense, onde, posteriormente, ocupou o cargo de desembargador federal e foi diretor da Escola da Magistratura Federal.